domingo, janeiro 21, 2007

Cativar

- Não, disse o principezinho. Eu procuro amigos. Que quer dizer "cativar"?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços...".
- Criar laços?
- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
(...)
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa.
(...)
- Que é preciso fazer? Perguntou o principezinho
- É preciso ser paciente, respondeu a raposa (...).
(...)
- É preciso ritos.
(...)
- Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.



Penso já ter cativado e ter sido cativado.
É uma grande responsabilidade!
Quem dera todos pensassem assim. Saber que o que se faz para outras pessoas tem conseqüências permanentes. E que, se conquistou alguém, não se pode simplesmente largá-la sem consideração.
Às vezes penso ter tantas responsabilidades para com meus queridos que chega a ser exagero. E que, por este exagero, larguem-me e esqueçam que também fui cativado.
E se isso acontecer?
Pelo menos terei experimentado o significado do verbo cativar, mesmo que não haja ninguém responsável por mim.


- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
- O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.

(Trechos de "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry)

7 Comments:

At 21 janeiro, 2007 21:20, Blogger Garoto Rebelde said...

Olá Dual.
Obrigado pela passagem la no blog.

Tbm ja cativei e fui cativado.
Mas acredito que nos humanos tratamos todos assim mesmo,com uma certa indiferença,precisamos a valorizar primeiro para poder atender a todos da mesma forma,e quando se tem amigos nos julgamos obrigados a tudo para protegelos compreeendelos,pena que muitas vezs fazemos amigos por curto prazo,aqueles em que agente mesmo esquece e eles tbm nos esquece.Algo que nao suporto e alguem que convivi por muito tempo passar por mim e nem dizer um oi,pra onde foi nossa convivencia?os momnetos de risos,tristezas,diversao pra onde foi toda historia?para o ralo?...mas tudo bem coisas da vida...um dia agente aprende.

Oba!ainda vbem que voltou,estava com saudades.

Outra coisa desculpa se fui confuso e meio,no comencts como ja disse: "coisas da vida,um dia agente aprende."

Abraços.

 
At 24 janeiro, 2007 21:16, Blogger Andarilho said...

Dei valor ao texto, mais nem sempre conseguimos cativar que queremos...e isso é um problema não nosso mais deles...!!!

mais com o tempo agente vai apredendo que são poucos que valem ter isso de nois !

P.S : descukpa ter invadido assim, porque gostie do texto !

 
At 25 janeiro, 2007 22:14, Anonymous Anônimo said...

CARA...

valeu mesmo...

to passando pra agradecer pelo comment e assim... nussa, dificil explicar as coisas ne? foi mais ou menos o que vc disse mesmo...

so que eu ainda to muitttooo confuso com 1 milhao de coisas...

acho que em marco eu coloco as coisas no lugar e alivio minhas agustia...

afff.... ta difficil viu...

bom, so posso agradecer...

beijo se for de beijo e abraco se for de abraco

 
At 26 janeiro, 2007 16:24, Blogger Blog Jotha Design said...

Fala meu brow Dual. Cara, penso dessa forma, nao tinha lido nenhum trecho do livro, que sou louco pra ler, mas vi que e uma lição de vida.

bçao e se cuida meu brow...

 
At 27 janeiro, 2007 05:51, Blogger FOXX said...

lindo
lindo
o pequeno principe é perfeito
aff

 
At 31 janeiro, 2007 22:37, Blogger Unknown said...

Amigooooooooooooooooo! Blz? Voltou, então, hein? E em grande estilo! Super beijos! adorei o texto! CATIVAR é uma palavra/ atitude ótima!

 
At 03 fevereiro, 2007 10:58, Blogger | D! said...

Adoro o pequeno príncipe!
|
Ontem mesmo Chegou Oque eu comprei.. Este não empresto para mais ninguém ja que o anterior me levarão! Me senti... ferido.. Sorrisos..
|
BJOS!

 

Postar um comentário

<< Home